Você conhece algum outro lugar que tenha saúde pública? Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini contam que existem diversos países que possuem políticas públicas para a saúde, como o Brasil. Veja nesta matéria como o SUS está presente em outros países.
Sobre o SUS
O Sistema Único de Saúde, o conhecido SUS, é um programa criado durante o primeiro mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começou em 2003. Naquela época, o país já dava indícios de grande necessidades, como na área da saúde, então o governo da época criou medidas que ajudassem a possibilitar o acesso à saúde a todos os cidadãos.
Ana Lúcia Lopes Paneguini é uma empresária e filantropa que ajuda diversos hospitais do segmento público, financiando tratamentos, tornando equipamentos mais acessíveis e ajudando muitas pessoas a ficarem por menos tempo em filas de espera por exames e tratamentos. Por isso, a filantropia é bem importante na área da saúde para ajudar o segmento público.
Desde sua criação, o SUS tem sofrido diversos boicotes e alterações, o que dificultou o acesso à saúde para muitas pessoas. Com isso, esse sistema perdeu sua qualidade, o que fez muitas pessoas, até de baixa renda, optarem por planos de saúde pagos, fazendo com que a saúde pública não seja tão valorizada e nem que o governo invista na mesma com propriedade.
A importância do SUS
O SUS é muito importante porque viabiliza o acesso à saúde a muitas pessoas que não podem arcar com os custos de um plano de saúde privado e de qualidade, e precisam de auxílio na área da saúde. Wemerson Paneguini, empresário e filantropo, afirma que, mesmo que o SUS seja um pilar essencial, muitas vezes, é preciso ajuda de fora das medidas governamentais, como a filantropia, realizada por apoiadores como Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini.
Países que possuem saúde pública
No mundo inteiro, além do Brasil, existem outros países que possuem saúde pública e conseguem manter sua população com serviços de saúde de alta qualidade e muita dedicação de profissionais especializados. São eles:
- Canadá
- Reino Unido
- Austrália
- França
Assim como Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, nesses países também existem muitos filantropos que ajudam a melhorar o sistema público de saúde e viabilizar tratamentos, medicamentos e atendimentos a muitas pessoas que precisam de ajuda na área da saúde e não podem pagar por um atendimento privado.