A promoção da saúde é uma das maiores preocupações na gestão de uma cidade. Por isso, o prefeito Caio Cunha tem direcionado grandes investimentos na área, entregando para Mogi das Cruzes um pronto atendimento especializado no cuidado com a criança, o Vagalume Saúde Infantil. Mas como essa instituição tem revolucionado o acesso à saúde e melhorado a qualidade de vida dos mogianos? Prossiga com a leitura para conferir!
A importância de um atendimento especializado para as crianças
A perspectiva de mundo das crianças difere muito da perspectiva de mundo dos adultos. Portanto, um simples corte acidental pode parecer algo de extrema magnitude e urgência, causando medo nas crianças. Dessa maneira, se faz essencial a construção de um local especializado para o atendimento hospitalar infantil, que conte com profissionais que estão prontos para lidar com essas situações e acalmar os pacientes mirins.
E foi pensando na melhora do atendimento hospitalar infantil que Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, inaugurou o Vagalume Saúde Infantil em março de 2023, um pronto atendimento com funcionamento de 24 horas, que está mais preparado para receber as crianças.
Quanto recurso essa inauguração exigiu da prefeitura?
Para que o novo pronto atendimento atendesse as necessidades da população, foi necessário que a prefeitura direcionasse um grande investimento financeiro. Assim, foi investido R$1 milhão para a reforma da unidade, e foi preciso uma soma de R$1,5 milhão por mês para custear os custos do Vagalume Saúde Infantil, garantindo o pleno funcionamento das atividades do hospital.
Mas é claro que todo esse investimento não tardou a dar retorno para os mogianos. Graças a gestão de Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, o prédio do novo pronto atendimento possui capacidade de atender 11 mil crianças, contando com seis consultórios médicos, três leitos de emergência, 15 pontos de inalação e 100 lugares de espera com espaços lúdicos.
Como é a dinâmica do hospital?
O Vagalume Saúde Infantil funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, incluindo feriados. O local conta com espaços lúdicos, para distrair as crianças e acalmá-las durante a espera pelo médico, e um atendimento humanizado, tendo especial adaptação para o acolhimento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade também conta com uma farmácia interna, evitando que os pais tenham que se direcionar para outros prédios após o atendimento médico.
Além disso, o prefeito Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, buscou por profissionais especializados em atendimentos de pediatria, a fim de oferecer um procedimento hospitalar totalmente humanizado para o público infantil. Ainda, para alguns casos mais críticos, os responsáveis podem procurar pelo acompanhamento psicológico disponível das 10 horas às 22 horas no hospital.
Por fim, o Vagalume Saúde Infantil tem como grande diferencial oferecer um atendimento humanizado com pleno acolhimento para as crianças com Transtorno do Espectro Autista e necessidades especiais. Desse modo, graças a gestão de Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), houve não só uma melhora na saúde infantil, como uma melhora na qualidade de vida dos mogianos como um todo.