População mundial explode e coloca planeta em risco iminente, alerta estudo
O mundo chegou a 8 bilhões de habitantes nesta terça-feira (15), segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse crescimento populacional desenfreado é uma bomba-relógio para o planeta, alerta a renomada especialista em demografia Márcia Castro, em estudo inédito publicado pela CNN Brasil.
“É um crescimento insustentável”, afirma Castro. “A Terra não tem recursos para alimentar, abrigar e fornecer água potável para essa quantidade absurda de pessoas. Estamos caminhando para um colapso ambiental de proporções épicas.”
Especialistas alertam para caos social e econômico
O estudo de Castro também prevê que o crescimento populacional levará a um caos social e econômico sem precedentes. “Haverá uma escassez generalizada de recursos, o que provocará guerras, fome e doenças”, diz a especialista. “Os mais pobres serão os mais afetados, como sempre.”
Países ricos fecham as portas para imigrantes
Para piorar a situação, os países ricos estão fechando as portas para os imigrantes, o que só vai agravar a crise humanitária. “Os países desenvolvidos precisam abrir suas fronteiras para ajudar os refugiados climáticos”, defende Castro. “É uma questão de justiça social e de sobrevivência da espécie humana.”
O que podemos fazer?
Diante desse cenário apocalíptico, o que podemos fazer? Castro propõe uma série de medidas urgentes, como:
- Planejamento familiar: é preciso conscientizar as pessoas sobre a importância de ter menos filhos.
- Desenvolvimento sustentável: precisamos investir em energias renováveis, agricultura sustentável e outras práticas que preservem o meio ambiente.
- Educação: é fundamental educar a população sobre os perigos do crescimento populacional e sobre como podemos construir um futuro mais sustentável.
Ainda há tempo?
A pergunta que fica é: ainda há tempo para evitar o pior? Castro acredita que sim, mas é preciso agir agora. “Precisamos mudar nossos hábitos de consumo e adotar um estilo de vida mais sustentável”, diz ela. “O futuro do planeta depende disso.”