Tecnologia

Tecnologia vai teletransportar pessoas para lavouras

A feira que teve sua primeira edição em 1899 e atravessou três séculos mostrando os avanços do agronegócio na Região Sul do país, abre um novo capítulo de sua história apostando na tecnologia para se aproximar do seu público. A 97ª edição da Expofeira de Pelotas (RS), que começou nesta segunda-feira (09) e segue até dia 15 de outubro, no Parque Ildefonso Simões Lopes, está investindo em tecnologia e comunicação para aproximar o público urbano do dia a dia do campo. O visitante pode “circular” no meio de um rebanho de gado, “caminhar” em lavouras e “passear” a cavalo – tudo sem sair do lugar. Essas vivências são oferecidas por meio de recursos de inteligência artificial, como realidade virtual e realidade aumentada.

De acordo com o presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), entidade que realiza o evento, Augusto Rassier, é preciso valorizar a comunicação como um ativo do agronegócio, fazendo com que o público se aproxime da história e dos modos de produção do campo.

  • Nossa ideia é que o público possa “viver e sentir” o campo. Mais do que contar como é a rotina e a produção no agronegócio, queremos que as pessoas vivenciem, de alguma forma, o campo. Nós, produtores, precisamos comunicar o que fazemos. Certas narrativas não se sustentam quando as pessoas vão a campo enxergar como nossas carnes e grãos são produzidos. Por isso, buscamos os recursos de inteligência artificial para “teletransportar” os visitantes para o campo”- afirma Rassier.

As experiências imersivas são organizadas pela Euvatar Storyliving Studio, empresa de Pelotas que atua na criação de experiências com realidades mistas (físicas e digitais). As atrações criadas com inteligência artificial estão concentradas no “Corredor da Experiência”. A principal delas é o videoclipe imersivo “Nossa história tem voz”, com duração de cerca de cinco minutos. Ao colocar um óculos de realidade virtual, os visitantes são “teletransportados” para dentro do clipe, vivenciando o campo, a rotina rural e também ouvem depoimentos dos produtores da região. Também “entram”’ em um estúdio de gravação para ficar “frente a frente” com o compositor e intérprete pelotense Quico Castro Neves, e acompanhar a gravação da música tema da expofeira.

  • O videoclipe é uma grande inovação. É o primeiro videoclipe imersivo de agronegócio do mundo. É uma nova forma de contar histórias, com mais sentimentos e emoções envolvidos. Com todas as mudanças que estão ocorrendo no mundo, é cada vez mais desafiador despertar o interesse das pessoas. E a tecnologia pode oferecer algo com muito valor: a experiência – explica a CEO da Euvatar, Flávia Peres.

No Corredor de Experiências, também foram colocadas portas físicas com QR Codes. Ao escanear o código com o celular, os visitantes são levados, por meio de realidade aumentada, para três diferentes locais para conhecerem propriedades rurais (porta Expofeira), rodovias da região (Porta da EcoSul) e a história do Banrisul (Porta do Banrisul).

Outra novidade é o Primo Campos, um avatar criado em realidade aumentada que vai apresentar a feira para os visitantes. Para ter acesso ao recurso, basta escanear com o celular algum dos QR Codes espalhados pelo Parque, que o personagem vai “aparecer” e guiar os visitantes pela feira. Além disso, o público também pode utilizar a tecnologia e fazer o seu avatar como Primo Campos. Para divulgar a expofeira, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, testou o recurso e se transformou em avatar (vídeo em anexo). Também para divulgar a feira está sendo produzido o Agrocast Expofeira, podcasts semanais para debater a produção e os desafios do agronegócio. Os programas são exibidos nos canais do evento nas plataformas Youtube e Spotify.

Expectativa é aumentar volume de negócios

Segundo a organização da Expofeira, a meta desta edição é superar os R$ 7 milhões movimentados em 2022, em vendas em remates de gado de corte das raças Angus, Hereford, Braford e Montana. Além do retorno dos leilões de cavalos crioulos, a feira também vai contar com a tradicional Conferência Rural, com mais de cem horas de programação em formato de palestras, debates e semanas acadêmicas a respeito de temas e potencialidades do agronegócio regional. A Expofeira também terá extensa agenda cultural, shows na praça da alimentação, pavilhão com produtos da agricultura familiar de todo o Estado, entre outras atrações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo